O que é o SIASS?

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) tem por objetivo desenvolver ações conjuntas nos campos de segurança e de saúde dos servidores da Administração Pública Federal. Portanto, para desenvolver as atividades de perícia oficial, de promoção e de prevenção, de vigilância e de acompanhamento da saúde dos servidores numa perspectiva multiprofissional, foram criadas, sob orientação e coordenação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Unidades de Referência com vistas a garantir a implementação da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS), conforme Decreto n° 6.833 de 29 de abril de 2009.¹

A gestão do SIASS se baseia no levantamento de informações epidemiológicas; na inter-relação entre os eixos; no trabalho em equipe multidisciplinar; e nas avaliações dos ambientes e relações de trabalho.

.

Às Unidades SIASS competem o desenvolvimento das seguintes ações:

Perícia Médica e Odontológica;

Promoção à Saúde;

Apoio assistencial nos casos de agravos instalados;

Readaptação  profissional;

Registro dos Acidentes no trabalho;

Identificação do nexo nas doenças ocupacionais;

Confecção de laudos ambientais,

Vigilância dos ambientes, entre outras.


 ¹ Fonte: Perícia Oficial em Saúde – Manual de Procedimentos da Unidade SIASS/UFSC/SC